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Revisão Sistemática de Literatura

Creado por
Bruna Schuster
Nodo Tipo Descripción Visible Grupos Conexiones Relevancia Intermediación Cercanía Nuclearidad
Andrade e Schlemmer (2022) Visibilidad
Aprendizagem Inventiva Visibilidad 4.00 18.00 1.00 468.46 0.61 3.00
Ato Conectivo Transorgânico Visibilidad 3.00 1.00 0.05 0.00 0.30 1.00
Autoria Visibilidad 1.00 3.00 0.21 2.64 0.33 3.00
Bersch e Schlemmer (2018)
Ressignificação de práticas pedagógicas por meio da metodologia inventiva Projetos de Aprendizagem Gamificados (PAG);
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção;
Cartografia enquanto prática pedagógica inventiva;
Autoria;
Visibilidad 1.00 6.00 0.50 35.64 0.44 3.00
Carneiro e Backes (2017)
Prática Pedagógica;
Geografia;
Jogos;
Visibilidad 2.00 2.00 0.12 2.41 0.31 2.00
Chagas, Pellanda e Demoly (2018)
Aprendizagem na relação com as tecnologias;
Autopoiesis;
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção.
Formação de professores;
Visibilidad 1.00 4.00 0.34 19.44 0.41 3.00
Cidadania Visibilidad 5.00 1.00 0.07 0.00 0.31 1.00
Cidade como espaço de aprendizagem Visibilidad 3.00 3.00 0.21 2.40 0.33 3.00
Cognição Inventiva Visibilidad 4.00 4.00 0.30 1.72 0.40 2.00
Conceito ferramenta Caixa de Areia
"a caixa de areia como gênero de jogo digital, pode ter menos tarefas, batalhas principais, narrativas ou qualquer coisa relacionada ao progresso do jogo" (KLEIN, BIASUZ, 2020, p. 280).
Visibilidad 6.00 1.00 0.04 0.00 0.30 1.00
Digitalidade e Conectividade Visibilidad
Econectografia
A econectografia é compreendida no Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU) como uma ecologia de conexões transorgânicas, portanto, entre entidades humanas e não humanas, constituindo outros/novos espaços informacionais, interacionais, conectivos, em rede, em fluxo. A natureza e as propriedades deste encontro, desta presença, destes novos espaços que se constituem enquanto econectográficos, são digitais e conectivas, “matéria” feita de bits e, portanto, distinta qualitativamente da natureza e propriedades do encontro e da presença no espaço geográfico, constituído de matéria feita de átomos (SCHLEMMER, MOREIRA, 2022a, p. 140).


Visibilidad
Ecossistema de Inovação na Educação Visibilidad 2.00 3.00 0.18 4.56 0.34 3.00
Educação Híbrida Visibilidad
Educação OnLIFE Visibilidad 3.00 4.00 0.31 50.40 0.43 3.00
Espaços urbanos e pós-urbanos Visibilidad 2.00 1.00 0.06 0.00 0.31 1.00
Formação de Professores Visibilidad 1.00 3.00 0.22 1.55 0.32 3.00
Fuck (2017)
Cognição e recognição inventiva;
Invenção de problemas;
Breakdowns.
Visibilidad 4.00 2.00 0.22 0.00 0.39 2.00
Game Design Visibilidad 6.00 1.00 0.04 0.00 0.30 1.00
Gamificação Visibilidad
Hibridismos e Multimodalidade Visibilidad
Invenção enquanto potência Visibilidad
Jogos Visibilidad 2.00 4.00 0.17 20.11 0.34 2.00
Klein e Biasuz (2020)
Jogos Digitais; 
Metodologias lúdicas;
Conceito "Caixa de Areia";
Aprendizagem Inventiva;


Visibilidad 6.00 5.00 0.22 116.15 0.43 2.00
Lima, Morgado e Schlemmer (2020) Visibilidad 3.00 4.00 0.36 12.51 0.42 3.00
Maquieira, Sena, Schlemmer (2022) Visibilidad
Martins e Emanuel (2022)
Cognição inventiva;
Invenção enquanto potência;
Necessidade da criação de formas inventivas de estar-com, viver-com, criar-com (Haraway, 2016)
Visibilidad 4.00 2.00 0.22 0.00 0.39 2.00
Menezes et. al. (2021) Visibilidad 3.00 6.00 0.51 26.32 0.44 3.00
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Visibilidad 1.00 9.00 0.59 35.57 0.38 3.00
Metodologias Inventivas Visibilidad
Munhoz e Mazzarino (2015) Visibilidad 7.00 2.00 0.17 136.00 0.42 1.00
Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021) Visibilidad 2.00 6.00 0.36 77.29 0.44 3.00
Onlife (FLORIDI, 2015) Visibilidad
Orquestração Pedagógica Visibilidad
Parreira e Alves (2021)
Robótica;
Aprendizagem Inventiva;

Visibilidad 5.00 3.00 0.28 17.99 0.41 2.00
Plataformas de Interação Ecológica Visibilidad
Prática Pedagógica Visibilidad 2.00 9.00 0.53 67.35 0.40 3.00
Práticas Pedagógicas Simpoiéticas, Invenitvas e Gamificadas Visibilidad
Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG) Visibilidad 3.00 4.00 0.40 1.98 0.42 3.00
Realidade Hiperconectada Visibilidad
Redes Ecológicas Interativas Complexas (SCHLEMMER, 2020) Visibilidad
RIEOnLIFE Visibilidad
Robótica Visibilidad 5.00 2.00 0.12 0.91 0.31 2.00
Rocha, Tostes e Silva (2021)
Geografia;
Jogos;

Visibilidad 2.00 3.00 0.29 13.70 0.41 2.00
Sales e Kenski (2021) Visibilidad
Salgado (2019)
Intervenção Inventiva;
Dialogismo de Bakhtin;
Formas de viver e conhecer;
Campos de forças e campos das formas;
Dialogismo como forma de in(ter)venção dialógica.
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção.
Visibilidad 1.00 2.00 0.27 1.90 0.40 2.00
Schlemmer (2019)
Aborda o método cartográfico enquanto acompanhamento de percurso no âmbito da pesquisa-intervenção, fundamentada na Biologia do Conhecer, na Cognição Enativa e na Cognição Inventiva.
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção.
Visibilidad 4.00 3.00 0.32 3.62 0.40 2.00
Schlemmer, Di Felice (2020) Visibilidad 7.00 1.00 0.01 0.00 0.24 1.00
Schlemmer, Di Felice, Serra (2020) Visibilidad 7.00 1.00 0.01 0.00 0.24 1.00
Schlemmer e Moreira (2020) Visibilidad
Schlemmer e Moreira (2022b) Visibilidad
Schlemmer e Palagi (2021) Visibilidad
Schlemmer, Menezes e Wildner (2020) Visibilidad 2.00 4.00 0.27 10.88 0.37 3.00
Schlemmer, Moreira (2022a) Visibilidad 7.00 1.00 0.01 0.00 0.24 1.00
Schlemmer, Morgado e Moreira (2020) Visibilidad
Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Ressignificação de práticas pedagógicas por meio da metodologia inventiva Projetos de Aprendizagem Gamificados (PAG);
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção;
Cartografia enquanto prática pedagógica inventiva;

Visibilidad 1.00 5.00 0.44 27.39 0.41 3.00
Simpoiese
Estar-com, viver-com, fazer-com.
Visibilidad 7.00 4.00 0.03 108.00 0.31 1.00
Souza e Schlemmer (2021)
Robótica;
Aprendizagem Inventiva;
Autoria;
Autonomia;
Visibilidad 5.00 6.00 0.43 75.11 0.44 3.00
Teoria do fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1990) Visibilidad 6.00 1.00 0.04 0.00 0.30 1.00
Transformações digitais na Educação Visibilidad
Origen Relación Destino Fecha
Aprendizagem Inventiva Chagas, Pellanda e Demoly (2018)
Aprendizagem Inventiva Educação OnLIFE
Aprendizagem Inventiva Fuck (2017)
Aprendizagem Inventiva Invenção enquanto potência
Aprendizagem Inventiva Klein e Biasuz (2020)
Aprendizagem Inventiva Lima, Morgado e Schlemmer (2020)
Aprendizagem Inventiva Martins e Emanuel (2022)
Aprendizagem Inventiva Menezes et. al. (2021)
Aprendizagem Inventiva Metodologias Inventivas
Aprendizagem Inventiva Munhoz e Mazzarino (2015)
Aprendizagem Inventiva Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Aprendizagem Inventiva Parreira e Alves (2021)
Aprendizagem Inventiva Rocha, Tostes e Silva (2021)
Aprendizagem Inventiva Salgado (2019)
Aprendizagem Inventiva Schlemmer (2019)
Aprendizagem Inventiva Schlemmer, Di Felice, Serra (2020)
Aprendizagem Inventiva Schlemmer e Moreira (2022b)
Aprendizagem Inventiva Schlemmer, Moreira (2022a)
Aprendizagem Inventiva Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Aprendizagem Inventiva Souza e Schlemmer (2021)
Ato Conectivo Transorgânico Digitalidade e Conectividade
Ato Conectivo Transorgânico Schlemmer, Di Felice (2020)
Ato Conectivo Transorgânico Schlemmer, Di Felice, Serra (2020)
Ato Conectivo Transorgânico Schlemmer, Menezes e Wildner (2020)
Ato Conectivo Transorgânico Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Autoria Bersch e Schlemmer (2018)
Autoria Chagas, Pellanda e Demoly (2018)
Autoria Souza e Schlemmer (2021)
Bersch e Schlemmer (2018) Aprendizagem Inventiva
Bersch e Schlemmer (2018) Formação de Professores
Cidadania Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Cidadania Souza e Schlemmer (2021)
Cidade como espaço de aprendizagem Lima, Morgado e Schlemmer (2020)
Cidade como espaço de aprendizagem Menezes et. al. (2021)
Cidade como espaço de aprendizagem Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Cognição Inventiva Aprendizagem Inventiva
Cognição Inventiva Fuck (2017)
Cognição Inventiva Martins e Emanuel (2022)
Cognição Inventiva Schlemmer (2019)
Conceito ferramenta Caixa de Areia Klein e Biasuz (2020)
Econectografia Digitalidade e Conectividade
Econectografia Schlemmer, Moreira (2022a)
Ecossistema de Inovação na Educação Ato Conectivo Transorgânico
Ecossistema de Inovação na Educação Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Ecossistema de Inovação na Educação Redes Ecológicas Interativas Complexas (SCHLEMMER, 2020)
Ecossistema de Inovação na Educação Schlemmer, Di Felice, Serra (2020)
Ecossistema de Inovação na Educação Schlemmer, Menezes e Wildner (2020)
Ecossistema de Inovação na Educação Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Educação Híbrida Hibridismos e Multimodalidade
Educação Híbrida Schlemmer e Moreira (2022b)
Educação Híbrida Schlemmer, Moreira (2022a)
Educação OnLIFE Andrade e Schlemmer (2022)
Educação OnLIFE Ato Conectivo Transorgânico
Educação OnLIFE Digitalidade e Conectividade
Educação OnLIFE Educação Híbrida
Educação OnLIFE Hibridismos e Multimodalidade
Educação OnLIFE Maquieira, Sena, Schlemmer (2022)
Educação OnLIFE Menezes et. al. (2021)
Educação OnLIFE Metodologias Inventivas
Educação OnLIFE Onlife (FLORIDI, 2015)
Educação OnLIFE Realidade Hiperconectada
Educação OnLIFE Sales e Kenski (2021)
Educação OnLIFE Schlemmer, Di Felice, Serra (2020)
Educação OnLIFE Schlemmer e Moreira (2020)
Educação OnLIFE Schlemmer e Moreira (2022b)
Educação OnLIFE Schlemmer e Palagi (2021)
Educação OnLIFE Schlemmer, Menezes e Wildner (2020)
Educação OnLIFE Schlemmer, Moreira (2022a)
Educação OnLIFE Schlemmer, Morgado e Moreira (2020)
Educação OnLIFE Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Espaços urbanos e pós-urbanos Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Espaços urbanos e pós-urbanos Redes Ecológicas Interativas Complexas (SCHLEMMER, 2020)
Formação de Professores Andrade e Schlemmer (2022)
Formação de Professores Chagas, Pellanda e Demoly (2018)
Formação de Professores Sales e Kenski (2021)
Formação de Professores Schlemmer, Moreira (2022a)
Formação de Professores Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Game Design Klein e Biasuz (2020)
Gamificação Schlemmer e Moreira (2022b)
Hibridismos e Multimodalidade Schlemmer e Moreira (2020)
Invenção enquanto potência Martins e Emanuel (2022)
Invenção enquanto potência Schlemmer, Moreira (2022a)
Jogos Carneiro e Backes (2017)
Jogos Klein e Biasuz (2020)
Jogos Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Jogos Rocha, Tostes e Silva (2021)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Bersch e Schlemmer (2018)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Chagas, Pellanda e Demoly (2018)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Maquieira, Sena, Schlemmer (2022)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Menezes et. al. (2021)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Salgado (2019)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Schlemmer (2019)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Schlemmer e Moreira (2022b)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Schlemmer, Menezes e Wildner (2020)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Schlemmer, Oliveira e Menezes (2021)
Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção Souza e Schlemmer (2021)
Metodologias Inventivas Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Metodologias Inventivas Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG)
Onlife (FLORIDI, 2015) Schlemmer e Palagi (2021)
Orquestração Pedagógica Lima, Morgado e Schlemmer (2020)
Orquestração Pedagógica Schlemmer e Moreira (2022b)
Plataformas de Interação Ecológica Cidadania
Plataformas de Interação Ecológica Ecossistema de Inovação na Educação
Plataformas de Interação Ecológica Educação OnLIFE
Plataformas de Interação Ecológica Schlemmer, Di Felice (2020)
Plataformas de Interação Ecológica Simpoiese
Prática Pedagógica Bersch e Schlemmer (2018)
Prática Pedagógica Carneiro e Backes (2017)
Prática Pedagógica Lima, Morgado e Schlemmer (2020)
Prática Pedagógica Menezes et. al. (2021)
Prática Pedagógica Oliveira, Schlemmer e Moreira (2021)
Prática Pedagógica Parreira e Alves (2021)
Prática Pedagógica Rocha, Tostes e Silva (2021)
Prática Pedagógica Schlemmer, Menezes e Wildner (2020)
Prática Pedagógica Schlemmer, Moreira (2022a)
Prática Pedagógica Souza e Schlemmer (2021)
Práticas Pedagógicas Simpoiéticas, Invenitvas e Gamificadas Andrade e Schlemmer (2022)
Práticas Pedagógicas Simpoiéticas, Invenitvas e Gamificadas Educação OnLIFE
Práticas Pedagógicas Simpoiéticas, Invenitvas e Gamificadas Metodologias Inventivas
Práticas Pedagógicas Simpoiéticas, Invenitvas e Gamificadas Schlemmer, Moreira (2022a)
Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG) Bersch e Schlemmer (2018)
Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG) Gamificação
Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG) Lima, Morgado e Schlemmer (2020)
Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG) Menezes et. al. (2021)
Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG) Schlemmer, Menezes e Wildner (2020)
Realidade Hiperconectada Digitalidade e Conectividade
Realidade Hiperconectada Schlemmer, Di Felice, Serra (2020)
Redes Ecológicas Interativas Complexas (SCHLEMMER, 2020) Schlemmer, Di Felice, Serra (2020)
RIEOnLIFE Schlemmer e Palagi (2021)
Robótica Parreira e Alves (2021)
Robótica Souza e Schlemmer (2021)
Simpoiese Munhoz e Mazzarino (2015)
Simpoiese Schlemmer, Di Felice (2020)
Simpoiese Schlemmer, Di Felice, Serra (2020)
Simpoiese Schlemmer, Moreira (2022a)
Teoria do fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1990) Klein e Biasuz (2020)
Transformações digitais na Educação Digitalidade e Conectividade
Transformações digitais na Educação Schlemmer, Morgado e Moreira (2020)